fbpx

O peso da carga tributária no valor final da cerveja

Você já se perguntou o porquê das cervejas artesanais terem um preço mais elevado do que as de grandes indústrias? Produção menor e mais elaborada, matéria-prima diferenciada, produto com uma identidade mais forte e particular. Tudo isso é verdade, mas, quanto será que a tributação pesa nesse cálculo?

Desde o início da produção, na compra de equipamentos e matéria prima, o que não faltam são impostos. Ainda mais para os cervejeiros artesanais que demandam de insumos, por vezes, diferenciados e com uma produção menor. A forma com que esses tributos serão cobrados pode variar de acordo com o tipo de negócio, porém, quando falamos sobre cerveja, geralmente nos referimos ao Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), ao Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a Substituição Tributária do ICMS (ICMS ST), ao Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), o Fundo de Combate à Pobreza (FCP), a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP), o Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Todas essas siglas entram nos cálculos e, consequentemente, no preço de venda da cerveja. E se você, assim como nós, é fã da cerveja artesanal, precisa ter consciência de que os governos federal e estadual não fazem distinção de tamanho e quantidade na hora da cobrança de impostos, ou seja, o tributo chega a uma microcervejaria artesanal da mesma forma que chega a uma empresa de grande porte.

Para se ter uma ideia, o imposto em uma cerveja comprada diretamente da cervejaria pode representar cerca de 45% do valor final. Agora, se você preferir consumir em um bar ou adquirir o produto em um supermercado esse percentual pode chegar perto de 70%. Isso porque, além do próprio valor da cerveja, o empresário precisa adicionar os impostos do próprio estabelecimento, mais despesas com transporte e armazenagem do produto e gastos essenciais para o trabalho. 

Ou seja, a tributação não deixa de ser um tema delicado e muito importante para a construção de um negócio bem sucedido. E, para você empresário, fica a dica: não deixe de se atualizar e buscar conhecimento sobre o mundo tributário.

Dúvidas sobre a tributação do seu negócio? Não perca a próxima turma do nosso curso de Tributação para o Mercado Cervejeiro, dias 16,18 e 22/04, com aulas ao vivo das 19h30 às 22h00, que ficam gravadas e disponíveis para você rever e tirar dúvidas.

A gente te convida a fazer parte dessa turma e garantir muito conhecimento!

Clique no botão abaixo para saber mais!

Leave A Comment