fbpx

Cervejas em alta (de preços)

As cervejas, artesanais ou não, vêm em um ritmo constante de aumento de preços. Em Maio, por exemplo, os consumidores que optaram pela compra em supermercados e varejos se depararam com uma etiqueta 0,44% mais cara do que a do mês de Abril. Em bares e restaurantes a realidade não é tão diferente, o aumento foi de 0,36%.     

A alta, que não chega a 1%, pode inicialmente parecer baixa, principalmente se levarmos em consideração o valor unitário da cerveja. Por outro lado, é preciso analisar que essa porcentagem já se soma às dos meses anteriores, onde também ocorreram aumentos. 

Essa alta dos preços vai de encontro com diversos fatores. Os custos de produção, os custos dos insumos (na maior parte importados) e a inflação são apena alguns deles. E, claro, não podemos deixar de falar de um item essencial para os altos preços: a tributação.

A carga tributária continua sendo uma vilã para os cervejeiros artesanais. Ela chega mais alta a estas empresas, principalmente pela compra de insumos mais caros característicos da produção artesanal. Para se ter uma ideia, atualmente a taxação para os produtores chega a 56%.

Difícil não mencionar a diminuição das taxas como um fator essencial para a redução do preço da cerveja artesanal, uma vez que elas influenciam diretamente no valor final do produto. Uma diminuição de preços é certamente um incentivo para a compra e uma forma de aumentar a competitividade do mercado.

Já existem iniciativas em alguns estados para incentivar a indústria cervejeira. No RS, SC e PR, por exemplo, existem créditos presumidos de ICMS que reduzem significativamente a carga tributária para cervejas e chopes. Entretanto, ainda são iniciativas tímidas frente às necessidades do mercado e estão limitadas às indústrias locais.

Assim, é preciso estar atento às regras do jogo e apoiar iniciativas e associações que busquem melhorar o cenário tributário cervejeiro, especialmente para as microcervejarias, que são as que mais sofrem com a situação atual. Fique atento às iniciativas e, para saber mais sobre as regras tributárias, fica a sugestão de participar do nosso curso de Tributação para o Mercado Cervejeiro.

A gente te convida a fazer parte dessa turma e garantir muito conhecimento!

Clique no botão abaixo para saber mais!

Leave A Comment