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6 Maneiras de Ganhar Dinheiro Com Cerveja Artesanal

Já pensou em ter um produto que é a sua marca registrada? Produzido do seu jeito, com os seus gostos e preferências e com aquele carinho que só você tem? Tudo isso é possível no ramo da cerveja artesanal. E se você acha que a produção cervejeira como hobby já é boa demais, deixa eu te contar que ainda dá para ganhar dinheiro com ela. 

Se você pensa que não dá para melhorar, vou compartilhar mais um segredinho: não é um meio não, são, pelo menos, seis maneiras diferentes de ganhar dinheiro produzindo e comercializando cerveja.

Cervejaria Cigana

Se você ainda está conhecendo o mercado, uma boa pedida é a Cervejaria Cigana. Mas calma!! Não precisa ser um Ricardo Macchi e encarnar o galã de Explode Coração, basta saber administrar a produção da sua cerveja. 

Nesse ramo você pode conhecer e aprimorar o seu produto sem, necessariamente, montar uma fábrica de cerveja artesanal. A ideia é que você possa terceirizar a sua produção, alugando o espaço de uma cervejaria já consolidada ou transitando em algumas delas. Para isso, é necessário autorizar que o fabricante utilize a sua receita e a sua marca para produzir o seu produto por tempo determinado. 

Uma das vantagens desse modelo é ter um tempo para refletir sobre as suas intenções e ambições com o ramo da cerveja artesanal e entender o mercado. Enquanto isso, você consegue produzir, vender – e porque não consumir – mesmo não possuindo registro no MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou nenhuma outra licença, que pode variar de um município/estado para outro. Isso porque, essas exigências são aplicadas apenas ao fabricante do produto, ou seja, a cervejaria escolhida para a produção da sua cerveja. 

Beer Truck

Outra boa opção para iniciar é o Beer Truck. Nesse modelo você pode levar e vender o seu produto nos lugares mais variados, inclusive participando de eventos e feiras.

Unir o Truck à Cervejaria Cigana é uma boa opção, pois os dois meios funcionam bem juntos. Além disso, existe a possibilidade de parcerias, e, se você ainda não possui uma receita própria de cerveja ou não a produz, uma boa ideia é revender o produto de outros fabricantes.

A comida e a bebida já são parceiros naturais, então porque não se unir aos Food Trucks? Essa combinação é bem vantajosa para os dois lados. Dessa forma você não vai precisar se preocupar em produzir a comida, mas vai desfrutar desse público também. 

Convencido(a)? Então é só colocar em prática! Mas não vale só motorizar a cerveja não, tem que fazer direito. Antes de qualquer coisa, verifique a legislação que regulamenta o trabalho com Food Truck/Beer Truck no seu município e siga todos os processos legais exigidos para comércio e participação em eventos. Assim, você evita muita dor de cabeça no futuro e ainda passa mais credibilidade aos clientes. 

Taproom  e Brewpub

A venda em ambiente fixo também tem vez por aqui e existem algumas opções para você. Uma delas é o Brewpub. Nesse caso, você vai precisar de um lugar próprio para a sua venda. Com ele você possui uma fábrica, um bar e ainda uma área gastronômica. 

Ter um espaço com comida e uma cerveja diferenciada abre algumas portas, como por exemplo, receber ou promover eventos. O espaço gastronômico também vai te ajudar a atrair novos clientes e estar disponível para um público mais variado, sem contar que os consumidores ficarão por mais tempo no bar, e, consequentemente, bebendo mais cerveja.

Um modelo bastante parecido é o Taproom, ele possui a maioria das vantagens do Brewpub, porém, com a parte gastronômica mais restrita. Embora o bar não possua uma cozinha própria, muitos empresários optam pela parceria com Food Trucks e deliveries ou permitem que o cliente leve a sua própria comida para consumo no estabelecimento.  

As vantagens desses dois modelos são muitas e talvez a principal seja a variedade de negócios. Primeiramente, você vai estar produzindo a cerveja no mesmo local em que ela será consumida, portanto, estará livre de alguns gastos e preocupações como: envase, armazenamento, distribuição, equipe comercial e logística. Você vai vender diretamente para o consumidor final lado a lado com a sua fábrica, assim, o engarrafamento não será uma preocupação.  Agora, só mais uma ideia: você ainda pode vender através do enchimento de growlers, de modo que o cliente possa levar sua cerveja para casa, mesmo que você não a comercialize em latas ou garrafas.

Tap House

Mais uma opção de bar por aqui! No Tap House você põe a disposição do cliente diversas torneiras de chope, que podem ser de produção própria ou não. Mas atenção, a Tap House não possui fábrica, a produção própria, nesse caso, seria como cervejaria cigana. O modelo permite ainda a introdução de uma área voltada à alimentação, porém, ela é opcional e não deve ofuscar a estrela do estabelecimento, que é a cerveja.

A quantidade de torneiras e marcas que farão parte da Tap House vão depender da organização e da intenção de cada bar. O importante é que o cliente encontre variedade e um ambiente agradável para se reunir com amigos, encontrar pessoas e se divertir. 

O modelo é uma ótima opção de negócios, que pode ser expandido para um Brewpub, caso seja o desejo do cervejeiro.

Distribuidora 

Outro formato interessante e ainda pouco explorado no mercado de cerveja artesanal são as distribuidoras. Apesar de haver casos em que distribuidoras vendem para consumidores finais, elas costumam trabalhar, basicamente, com venda de cervejas no atacado para bares, restaurantes e outros estabelecimentos varejistas.

Nesse modelo, a variedade de produtos oferecidos costuma ser um grande diferencial. Desse modo, além da cerveja, que pode ser o objetivo principal, a distribuidora também contempla uma série de outras bebidas, com ou sem álcool. A distribuidora costuma comprar em grande quantidade das cervejarias, o que leva a conseguir preços mais acessíveis se comparados a outros estabelecimentos. Entretanto, isso resulta em um estoque volumoso, que demanda cuidados específicos.

Assim, para ter uma distribuidora é importante ter espaço. O local deve comportar, além da mercadoria, o trânsito de clientes, local próprio para estoque e armazenamento e local de fácil acesso para carga e descarga de mercadorias. É importante também, estar atento a algumas normas e legislações particulares a esses estabelecimentos, como por exemplo, política de segurança mínima e proteção contra incêndios. 

E-commerce

Para fechar a nossa lista de negócios possíveis para o mercado cervejeiro, por que não falar sobre o E-commerce? Aqui a variedade também é uma virtude, são várias as opções e formatos de venda online que podem agregar ao seu negócio. Entre as opções encontramos as transações entre empresas, a venda direta aos clientes e ainda a adesão ao Marketplace.

Se você já tem uma loja física, esse pode ser o momento de ampliar as vendas, porém, é preciso ter consciência de que a venda online é bem diferente da presencial. E, se você não possui um estabelecimento físico, não tem problema: o E-commerce também é pra você!

O mercado online tem, entre as principais vantagens, a venda para pessoas de qualquer lugar, uma vez que, com ele, você não fica limitado ao público da sua cidade. Outro ponto importante é o autoatendimento, uma vez que, na compra online, o cliente pode conferir e adquirir os produtos na hora que quiser. Já em uma loja física, ele depende dos horários disponibilizados pelo estabelecimento.

Para uma boa loja virtual o marketing digital não pode faltar, pois é assim que os clientes chegam aos seus produtos. No site as informações devem ser claras, para evitar confusões; as fotos devem corresponder com o produto vendido, sem deixar margem para más interpretações e o atendimento, mesmo que online, deve ser o melhor possível. 

Como vimos, são muitas as opções de negócio dentro do mercado cervejeiro, e você pode estudar e entender qual se encaixa melhor no seu modelo de trabalho. Mas não se esqueça, todas elas possuem suas particularidades, exigências e, em alguns casos, legislações próprias. Seja qual for o modelo escolhido, uma coisa é certa: cerveja não vai faltar!🍻

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