fbpx

ARNESTO – A Cervejaria Cigana Que Virou Bar Por Acidente

A história da Arnesto começa com uma turma apaixonada por cerveja e um lugar muito especial: a garagem da casa da vó do Filipe, que, junto com os sócios Wagner e Renan, dá vida ao projeto.

Tudo começou com uma visita à WE Consultoria, que inspirou os meninos a criarem a sua própria cerveja. Foi em 2009, quando o Filipe comprou alguns equipamentos, levou para Marau e chamou os amigos para a produção da primeira brassagem. Tenho que dizer que ela não ficou nada boa (rs). 

 

Mas essa história começa a mudar em 2013, quando os sócios entenderam que, para ter um produto de qualidade, era importante estudar e entender os meios de produção. 

Assim, Renan e Wagner iniciaram um curso na WE Consultoria sobre os conhecimentos básicos  para a produção caseira e o resultado final foi bem diferente do anterior, a cerveja ficou excelente! 

 

Fazer parte da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul (Acerva) também foi fundamental para a evolução dos meninos, que levaram até prêmio para casa!

Em março de 2014 os sócios da Arnesto ficaram em 1º lugar no estilo American Pale Ale do Concurso de Cervejas Caseiras da Acerva-RS.

Em 2014 participaram do Concurso Sul Brasileiro de Cerveja Caseira, com uma APA e uma Witbier, ficando em segundo e terceiro lugar nessas categorias. 

A medalha nacional chegou em 2015, quando a Arnesto conquistou o primeiro lugar na categoria Ales Americanas no Concurso Nacional das Acervas. Nesta mesma competição os sócios garantiram três medalhas de bronze e duas de prata. 

Inicialmente, a garagem da avó do Filipe era utilizada como local de produção caseira. Com a vontade dos amigos e visitantes de degustar cervejas artesanais, iniciou-se a venda de rótulos de cervejarias gaúchas para o pessoal levar para casa. Porém, alguns amigos decidiram começar a consumir por ali mesmo e, com o tempo, novas pessoas surgiram. Quando Felipe, Renan e Wagner se deram conta, a Arnesto havia virado um bar por acidente! 

Ainda em 2015 os sócios aderiram ao modelo de produção cigana e, em 2016, era hora de ampliar e reformar o espaço utilizado para o atendimento. Em 2017 o local foi ganhando forma e já possuía até uma câmara fria.

A  Arnesto Brewery Cave, a caverna cervejeira, ficou pronta em 2017 e, em uma homenagem mais do que justa, a Vó Delásia ganhou uma cerveja. Se você for até a Arnesto é só pedir pela Delásia Session IPA. 

Mas a verdade é que você encontra muita coisa na Arnesto. Além de torneiras de cerveja, o bar tem música ao vivo, cursos, harmonizações, confraternizações, vinil, o ganso (é claro!) e muito mais! 🍻

Leave A Comment