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A importância do Plano de Negócios para o mercado cervejeiro

Um plano de negócios bem estruturado é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, e no setor cervejeiro não é diferente. Seja para uma cervejaria cigana, uma microcervejaria, um brewpub ou taproom, investir no planejamento é essencial para aumentar a segurança do investimento a ser realizado e evitar problemas que podem ser facilmente identificados e evitados enquanto o projeto ainda está no papel.

O plano de negócios é um documento que descreve de forma organizada os objetivos de um empreendimento e as estratégias para alcançá-los. Ele serve como um guia para a tomada de decisões e ajuda a identificar potenciais desafios e oportunidades. No mercado cervejeiro, o plano de negócios deve contemplar aspectos como os que veremos a seguir.

Análise de mercado e público-alvo

Um plano de negócios ajuda a identificar e segmentar o público-alvo da cervejaria, permitindo o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação mais eficazes. Nossos clientes da cervejaria cigana Seven Days, por exemplo, identificaram um nicho de mercado de consumidores de cervejas com baixa quantidade de calorias e álcool e desenvolveram uma linha de produtos e uma estratégia de marca focada nesse segmento. A “Summer Ale”, primeiro rótulo da cervejaria, ganhou uma medalha no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2024 menos de um mês após seu lançamento.

Definição do portfólio de produtos

Um portfólio de produtos bem estruturado permite que a cervejaria atenda às diferentes preferências e ocasiões de consumo do seu público-alvo, seja na beira da praia com um bolinho de bacalhau, na frente da lareira com uma tábua de frios, ou acompanhando uma mesa de sushi. Nossos alunos da cervejaria cigana Manube,  com base em Santos, investiram no conceito de cervejas dedicadas ao público admirador das praias santistas, com base no qual desenvolveu receitas e rótulos que abordam espaços, gírias e histórias locais.

Identidade de marca forte e memorável

Com um público-alvo conhecido e um portfólio estabelecido, é possível desenvolver rótulos, definir embalagens e criar os materiais de comunicação que transmitam a personalidade da marca e a experiência sensorial que cada cerveja propõe. Com isso, é possível garantir a consistência visual e a harmonia entre os diferentes rótulos do portfólio.

No projeto da cervejaria e brewpub da Thann Bier, após definirmos o portfólio de produtos e desenvolver as receitas dos sete estilos escolhidos para o lançamento, trabalhamos em conjunto com o Studio Letra para criar rótulos exclusivos e impactantes. Todas as artes desenvolvidas foram relacionadas à marca e aos pontos turísticos da cidade de Machadinho (RS), tornando-se conhecidas pelo visual marcante e sendo consideradas como ótimas lembranças ou presentes para levar após a visita à cervejaria.

O case, inclusive, virou matéria no Guia da Cerveja, que você pode acessar clicando aqui.

Estratégias de precificação e distribuição

Definir estratégias de precificação e distribuição adequadas é essencial para garantir a rentabilidade e a competitividade de uma cervejaria no mercado. Assim, é fundamental identificar e monitorar todos os custos envolvidos na produção, embalagem e distribuição das cervejas. Isso permite definir margens de lucro adequadas para cada produto, considerando o posicionamento de mercado e a proposta de valor. Muitos dos clientes que nos procuram enfrentam grandes dificuldades em entender como apropriar os custos das produções e a identificar a carga tributária correta na compra de insumos e na venda dos produtos. Para a Cervejaria Farrapos, realizamos uma consultoria de precificação que ajudou a equipe a identificar os produtos e canais de venda mais lucrativos e, também, identificar possibilidades de redução de custos no processo de produção. Os achados da consultoria resultaram na revisão dos procedimentos da fábrica, no encerramento de contratos de canais de venda menos vantajosos e na aceleração dos canais mais lucrativos.

Planejamento financeiro e de investimentos

O plano de negócios permite uma previsão detalhada das receitas, despesas e necessidades de investimento da cervejaria, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e na busca por financiamentos. Sabemos que é bastante difícil que os empreendedores tenham recursos financeiros próprios para cobrir o total necessário para iniciar um negócio. Entretanto, ter um plano de investimentos embasado em um plano de negócios bem estruturado pode ser o caminho para obter empréstimos bancários ou, mesmo, atrair investidores interessados em financiar o novo negócio. Durante nossa consultoria de Plano de Negócios, a cervejaria cigana Jãobrelão desenvolveu um plano de investimentos próprio, estabelecendo cotas de investimento com taxa de retorno pré-fixada e prazos de retorno estabelecidos de maneira clara e fundamentados no plano de negócios. A estratégia viabilizou o negócio e permitiu o desenvolvimento da marca de maneira sustentável.

Resumindo

Ao investir no desenvolvimento de um plano de negócios sólido, seu negócio cervejeiro estará mais preparada para atender aos desejos público-alvo entregando os produtos que eles desejam ou necessitam, comunicar a visão e os valores da marca de forma consistente, tornando-a forte e memorável, precificar os produtos corretamente, priorizando canais de venda mais atrativos, e atrair investidores e parceiros estratégicos, ao demonstrar que seu negócio está embasado em um estudo consistente e que possui metas de vendas e retornos coerentes com a realidade do mercado.

Entre em contato com a Beer Business e descubra como podemos ajudá-lo a desenvolver um plano de negócios que impulsione o crescimento sustentável do seu empreendimento. Estamos ansiosos para compartilhar nossa energia criativa e expertise com você!

Uma ótima oportunidade para isso é visitar nosso estande na Brasil Brau 2024 e conheçer nossos cursos, consultorias e soluções personalizadas para o seu projeto cervejeiro. Teremos especialistas à disposição para esclarecer dúvidas e oferecer orientações valiosas.

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1 Comment

  • Cervejaria cigana: preço por litro – Beer Business

    13 de outubro de 2024 - 23:05

    […] empreendedores que desejam entrar no mercado sem investir em uma fábrica própria. No entanto, é crucial que os produtores ciganos realizem uma análise detalhada dos custos envolvidos, especial…. Via de regra, a produção de volumes maiores permite a redução dos custos por litro e […]

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